segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

La Varenne, o novo restaurante francês de Curitiba

Ivo Lopes, chef do La Varenne
No último dia 30 foi inaugurado um novo restaurante em Curitiba, o La Varenne, especializado em gastronomia francesa, mas com um toque italiano e aromas brasileiros. Não pude ir à inauguração, pois estava viajando, então em breve posto minhas impressões sobre o local, pois pretendo ir conhecê-lo logo. Porém, vale o registro agora para quem quiser se programar, pois quem foi está falando super bem!

Comandado pelo competente chef Ivo Lopes, o restaurante localizado no shopping Pátio Batel reúne o melhor das técnicas da gastronomia francesa e tem como sócios os empresários Luiz Antonio Abagge e David Soifer. Um dos diferenciais do restaurante é a qualidade dos ingredientes, escolhidos minuciosamente nos melhores fornecedores e agricultores locais, ou trazidos de fora como é o caso do peixe selvagem vindo do Alasca e o tartufo da Sardenha. Algumas sugestões de pratos: Raviole de bacalhau gadus morhua com gema de ovo caipira (R$ 28) e salada de rúcula com queijo brie grelhado e compota de morango fresco (R$ 26).
 


Raviole de bacalhau gadu morhua com gema de ovo caipira

Salada de rúcula com queijo brie grelhado 
O La Varenne está localizado no piso L4 do Shopping Pátio Batel, em Curitiba e tem capacidade para 134 lugares em um espaço de 460 metros quadrados. Aberto de segunda a sábado, das 12h às 24h, e aos domingos das 12 às 20h, o restaurante possui um cardápio com 50 opções de refeições. No almoço durante a semana, haverá a Sugestão do Chef - entrada, prato principal e sobremesa por um valor diferenciado. A cozinha está aberta constantemente para visitação dos clientes e, em horários alternativos, o chef Lopes receberá escolas de gastronomia para colaborar com a capacitação de profissionais locais. O projeto arquitetônico do La Varenne é assinado pela arquiteta curitibana Fernanda Cassou.

O nome do restaurante foi inspirado no chef francês François Pierre de La Varenne, autor do livro Le Cousinier François que até hoje é referência gastronômica. La Varenne trabalhava para o rei francês Luis XIV e revolucionou a cozinha do século XVII fazendo novos experimentos culinários conhecidos até hoje, tais como reduções de molhos, suflês e cocções, bem como a adição de legumes como couve-flor e a alcachofra aos pratos.

Quartier – Diariamente, o La Varenne apresentará o cardápio do Quartier, no qual une pratos para refeições rápidas e cheias de sabor.  Será composto por massas leves, saladas, carnes, brusquetas e os tradicionais sanduíches croque-madame e croque-monsier, além do  melhor da pâtisserie francesa, comandada pela chef Nathália Millon.

 Sobre Ivo Lopes - Trabalha em restaurantes desde os 16 anos. Com passagem pelo Locanda de La Mimosa, do mestre italiano Danio Braga, Lopes consolidou sua ótima reputação por trás das caçarolas do Due Cuochi. Ele ganhou o respeito dos amantes da gastronomia por apresentar uma cozinha equilibrada e marcada pelos sabores diferenciados. Em Curitiba, o chef já atuou no Terra Madre, e retorna à cidade para comandar o La Varenne, que ele chama de “o projeto mais importante de sua vida”. 

Sobre Nathalia Millon - Com apenas 22 anos, a chef paulistana Nathália Millon foi descoberta precocemente pelo chef e mestre Laurent Suaudeau no início de sua carreira quando trabalhava em uma ONG. Com passagens por restaurantes como Due Couchi, Girarrosto, agora ela está à frente da pâtisserie do La Varenne.

 Serviço:
La Varenne
Local: Avenida do Batel, 1.868 – Piso L4.
Horário:
Segunda a sábado:
12h às 15h: Cardápio de Almoço
15h às 19h: Cardápio do Quartier
19h às 24h: Cardápio de Jantar
Domingo: 12h às 20h

Telefone: (41) 3044-6600

(fotos - Vanessa Kosop)

Nenhum comentário:

Postar um comentário